Enel é multada pelo Procon de Cabo Frio em mais de R$ 1 milhão por má prestação de serviço

Multa foi expedida após o órgão identificar seis fatos recorrentes que lesam os consumidores do município


Na tarde desta segunda-feira (26), o Procon de Cabo Frio aplicou uma multa de R$ 1.176.000,00 (um milhão cento e setenta e seis mil reais) à concessionária de energia Enel por má prestação de serviço.

A penalidade é resultado de um processo administrativo aberto em julho deste ano pelo órgão, no qual constavam centenas de reclamações recebidas desde 2015, onde moradores e empresários relatavam sucessivas falhas no fornecimento de energia.

Na ação, o Procon identificou seis fatos recorrentes que lesam os consumidores do município: cobrança abusiva no TOI (Termo de Ocorrência de Inspeção), quedas constantes de energias que resultam na perda de bens pessoais, aumento abusivo e sem justificativa no valor das cobranças, atendimento precário e sem respeitar o prazo concedido, cortes indevidos de energia e negativas de parcelamento de débito sem a suspenção do fornecimento.

De acordo com o relatório do Procon municipal, “É de conhecimento público e notório a precariedade dos serviços prestados pela empresa denunciada na cidade de Cabo Frio”, e que a má prestação do fornecimento de energia foi fartamente denunciada na mídia, audiências públicas e em CPIs instauradas na Câmara Municipal de Cabo Frio e na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), cujos relatos foram acompanhados de perto pelo órgão de Defesa do Consumidor.

A concessionária Enel apresentou defesa pontual de todas os seis fatos indicados pelo Procon na notificação preliminar, detalhando dados sobre investimentos em melhorias na prestação de serviço e todos os procedimentos realizados para combater cada um dos fatos citados na denúncia. No entanto, o órgão não se deu por satisfeito com os argumentos apresentados e penalizou a empresa.

Em nota, a Enel disse que foi notificada sobre a fixação da multa do Procon de Cabo Frio e adotará as medidas cabíveis.

Categorias: Cabo Frio Economia

Fotos da notícia




Outras notícias